quarta-feira, 12 de junho de 2013

HISTÓRIA DO POVOADO DE ALAGOINHAS


Baseado nos relatos das pessoas citadas MARIA CECILIA DE JESUS (Bigurão) nascido em 15/10/1913, MANOEL PEREIRA REIS (Mane Homem) nascido em 20/06/1930, MANUEL APOLÔNIO DE SOUZA (Bebê de Chiquinha) nascido em 20/05/1932, RUFINO RODRIGUEIS DA SILVA (Xinha) nascido em 19/12/1925 e DORIVAL CINTRA LISBOA (Doro) nascido em 25/02/1932.

Bigurão

Bebê de Chiquinha 

Rufino

Mané Homem

A comunidade de Alagoinhas nasceu no ano de 1.900 com venda de pequena parte da fazenda Abóbora, cujo o dono era João da Rocha  que vende para o pai  de Pedro Sena, Cadete Sena e Milu Sena (o nome do pai de Pedro Sena,  Cadete Sena  e Milu Sena o comprador de parte da fazenda foi esquecido no tempo) que anos mas tarde vieram herda de seu pai este terreno, na divisão eles combinaram e decidiram doar cerca de 5 tarefas de terra (equivalente a 2 equitária) para o santo conhecido como São João, que anos mais tarde se tornou padroeiro oficial da localidade.

O nome do povoado, Alagoinhas se deu em homenagem a uma lagoa que tem abaixo da casa do senhor Cadete Sena um dos donos do terreno que na atualidade fica ao lado do prédio escolar


Local da Lagoa


Assim que Pedro Sena e seus irmãos doaram as terras Cadete sena tirou um pedaço e fez a primeira casa da localidade onde hoje é casa de Celina viúva de Ivo Macena, e logo depois chegaram outras pessoas de várias partes da região e entre elas veio, Zé de Xixi e fez a segunda casa, hoje é casa de Besourinho e a terceira casa foi construída por Zurza na atual casa de Elza viúva de Zé de Dio Lino. Anos foram passando e por causa das dificuldades da época chegaram pessoas como Zé Apolônio (pai de Manual Apolônio de Bebê de Chiquinha), Jovino, Zé Bela, Fulorenço, João de Miguel, João Baú, e mais relatado pelo o povo da atualidade por ter sido forte comerciante e líder da comunidade na época: Pedro Severo e Pedro Macena.
 
local da 1º casa

local da 2º casa

local da 3º casa


No final dos anos 30 os moradores reuniram e construíram um barracão (quiosque) no centro da praça para obrigar os tropeiros (viajante da época) durante a semana e o nos finais de semanas os moradores usava como referencia para uma feira livre. O barracão foi construído por três homens são eles Jovino, Zurza e Zé Bela aonde vem sendo reformado a cada temporada e serve de referencia comercial até aos dias atuais.

Barracão

A educação escolar era particular e nem todas as crianças podia participar da, pois as dificuldades eram imensas, as escolas funcionavam em casa de família e nas maiorias das vezes na casa da própria professora, a primeira professora da localidade tinha o nome de Estelita.

A escola pública só chegou a Alagoinhas nos anos 70 como os primeiros professores denominados de Suzanete e Alfredo, que funcionava ao lado da igreja católica, andem anos depois a escola foi mudada para o lado da lagoa onde originou o nome da comunidade.
Local da Escola Particular

Primeira Escola Pública

Escola Pública Atual

Outros progressos chegaram nos anos 80 como a perfuração do porco e subterrâneo em 1985 que pouca vezes sérvio a população e da pouca vezes que sérvio veio ser usada com bastante freqüência foi em 2012/2013 por causa de uma das maiores seca da história da região, em 1986 chegou a energia elétrica e em 1987/1988 o fim das casas de palha com fato marcante, todas as casas daquela rua foram queimada, mas logo foram reconstruída pelo os políticos da época.
Em 1989 foi prefeitura municipal comprou um terreno e doou para os moradores do povoado onde hoje tem um bairro sem nome oficial.

Poço 
Alem da compra da deste terreno, no final de 1994 foi inaugurado uma pequena pavimentação na praça central, em 1995 foi implantado o ginásio escolar ensino fundamental II.

Nos anos 2000 outras evoluções aconteceram, encanação de água da barragem local em 2002, da qual foi construída 1998, pavimentação na rua da Palha, rua Largo do Prédio e a construção de uma quadra poliesportiva no final de 2010, em 2013 especialmente no dia 21/02/ 2013 a comunidade da Alagoinhas foi conectada ao mundo com linha de internet de uma empresa particular.                
Barragem
VEJA MAIS FOTOS DA HISTÓRIA DE ALAGOINHAS AQUI

Postado por Cleuso e Octávio
                

2 comentários:

  1. MUITO MASSA A HISTORIA DE ALOGOINHAS !

    ResponderExcluir
  2. Estão todos de parabéns.
    Foi uma reportagem espetacular, e isso o povo de Alagoinhas precisa saber, pois é a História deles.
    Muito bom......

    ResponderExcluir